domingo, 3 de junho de 2012

Vivendo... Um pouco de mim, um pouco de nós








Vivendo...


Tenho uma certa experiência ao falar da vida. Um privilégio por ter vivido bastante, ainda sonhando viver um bocado a mais.
Em toda minha vida, aprendi variadas lições. A mais importante delas é saber por que se está vivo.
Seria por acaso trabalhar muito e ganhar dinheiro? Ou talvez comprar tudo o que se possa comprar em roupas, ornamentos, carros, viagens, linda moradia e viver pensando no que ter mais?
Pessoalmente, fui bem sucedida em viver com meu patrimônio Saúde — sobeja-me.

Consegui avançar na minha idade, feliz por estar viva; o tempo passou, eu passei com ele. Ainda tenho muito a ver passar. Não quero jamais envelhecer, não importa quanto tempo viva. Conservo meu espírito de criança curiosa, atrevida e alegre diante das lições da vida. Quando eu era jovem, não se respeitavam os velhos, o que me leva a pensar se quando chegar minha vez de estar velha, serei respeitada. Amo conversar com pessoas idosas; têm muito a contar, ensinar, assim, vou assimilando mais sabedoria.

Acredito que dentro de cada pessoa de mais de quarenta anos exista alguém de vinte anos perguntando: 'O que está acontecendo?'.
A metamorfose é feita em todos os seres racionais e irracionais. Se eu tivesse a chance de nascer de novo, teria por prioridade e regra ler muita poesia, ouvir muita música e dançar, dançar, às vezes até perder a fala. Li menos que devia, mas ouvi e cantei lindas melodias, e dancei... Um dos prazeres que mais me enlevava. Rodopiar é o mesmo que andar por cima das águas do mar... como andar nas linhas do arco-íris... andar descalça na chuva... pisar na areia molhada... Não ter o gosto desses pequenos prazeres é perder a felicidade, prejudicar o intelecto, o caráter, debilitando a parte emocional de nossa natureza.

Entendo que o passar dos anos, a cada aniversário, é como escalar uma montanha. Quanto mais alto chegamos, mais cansados e sem fôlego ficamos, mas podemos ver cada vez mais longe, e, quanto mais avançamos, mais crescemos.

Acredito que a felicidade é semelhante a uma ilha paradisíaca, de paz permanente. Um lugar sem medo. A felicidade não são coisas — é um estado de espírito latente, uma emoção. O que desejamos da vida é muito sutil, pois à medida que o tempo passa, fica mais difícil saber. A vida, para mim, na realidade, é uma poesia, uma obra de arte, mas não somos artistas. Parece-nos às vezes uma tragédia, mas quando damos um close nela — é uma comédia.

Meus olhos viram muito, mas não se cansaram; ouvi muito, mas tenho sede de ouvir mais e mais... Testemunhei tantas revoluções tecnológicas, mas não perdi meus interesses nem a capacidade de pensar.

Afinal, que idade você teria se não soubesse a idade que tem?
Só se vive uma vez, então é preciso aproveitar cada fatia da vida, descobrir o valor nos pequenos tesouros escondidos que tornam a vida mais bela.

O avanço da idade faz com que as pessoas se tornem sábias. O futuro? Se a velhice é uma coroa de espinhos, que tal usá-la com elegância?

Eu... quero morrer jovem em uma idade avançada.

Sou sonhadora ou utópica?


Lídia Valéria

Sinto em minh'alma, que quando sonho percebo-me jovem.
O truque é crescer sem envelhecer.
Lídia Valeria


17 comentários:

Albani disse...

Lili
As páginas de tua vida são lições, que devem ser apreciadas, pois tem muito a ensinar. O Tempo passa, porém deixa sempre registrado o quanto crescemos. Que tua vida, seja uma constante metamorfose, edificando teu espírito sonhador e lutador.
Brilhe vossa luz e tuas vitórias serão incontáveis, pois já destes, os primeiros passos.
Alma bendita, tu sóis jovem, porque assim, crer.
Receba meu abraço fraterno.

Lídia Valéria disse...

Albani, leitora amiga, suas visitas constantes em meu blog, presença que afaga, fizeram-na entender um pouco de mim.
Isso é tão prazeroso!
Grata, amiga.

Albani disse...

Olá querdia amiga!
Deus continue a te fortalecer!
Saudades de seu contato constante.
Aqui, sempre venho e releio todas as postagens, sempre encontro algo novo, em cada releitura.
Abração

Lídia Valéria disse...

Albani, Deus me fortalece, sim, e você me deixa feliz com suas visitas que acolhem minhas escritas.
Ô coisa boa, amiga leitora!

Abraço.

Albani disse...

Lili!
Tenha um feliz São João!
Paz e muita luz!
Esse ano, a escola está homanageando o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.Estou trabalhando com os alunos, só música dele.
Abraço
Albani

Albani disse...

Amiga
Hoje, a saudade de visitar esse seu lindo catinho foi muito forte. Estou aqui, lendo seus textos e refletindo. Receba meu forte abraço.

Lídia Valéria disse...

Amigaaaa!... Visita prazerosa.

Retribuo com rosas para perfumar o seu domingo.
Abraço.

Priscila Mendes disse...

Muito bonito o texto principalmente aquele trecho "Eu... quero morrer jovem em uma idade avançada", faz pensar, é uma verdade que todos precisamos pensar

Lídia Valéria disse...


Priscila Mendes, obrigada pela visita em meu espaço de inspirações. Deixou-me feliz.

Sinto-me sempre jovem. Mesmo que o tempo tenha passado, passo com ele de cabeça feita para esperar por muito mais tempo. Sonho e espero realizar cada sonho, assim, sinto-me renascer, então, serei eternamente jovem.
Volte e leia algo mais para trazer alegria e energia ao meu blog e a mim.

Albani disse...

Feliz dia do professor, Lili!
Você tem um valor grandioso professor, cumprindo o seu papel de ensinar, de levar conhecimento a pessoas que os terão aplicados e aprendidos pelo o resto da vida. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim se não pudesse contar com a sua atuação. Pensando dessa maneira fica mais fácil perceber o quanto você é importante, tem valor e precisa cada vez mais ter um lugar de destaque. Agradeço-lhe por tudo, inclusive pela dedicação ao ensinamento, pelo dom que tão bem aplica. A quem tanto faz para o bem da humanidade, os meus parabéns pelo o dia do professor. Continue a dar bons frutos!!!

Lídia Valéria disse...



Albani, tão querida! Sempre pronta a fazer elogios e marcar presença de forma prazerosa.

Agradeço e retribuo essa homenagem. Sei que se dedica com amor no que faz em seu trabalho como educadora.
Abraço carinhoso e parabéns.

Lídia Valéria disse...



Albani, tão querida! Sempre pronta a fazer elogios e marcar presença de forma prazerosa.

Agradeço e retribuo essa homenagem. Sei que se dedica com amor no que faz em seu trabalho como educadora.
Abraço carinhoso e parabéns.

Albani disse...

Muito obrigada, querida amiga!
Deus te ilumine e abençoe!
Tenho me decepcionado muito com o sitema educacional brasileiro, mas tenhpo feito o melhor em meu trabalho.

Força e paz

Marlene Navarro disse...

Lindo e sensivel.

Lídia Valéria disse...



Marlene Navarro, suas palavras doces e incentivadoras, explodem em meu coração, como fogos de artifícios... Levam à minha mente o brilho e a beleza... assim, ganho força para continuar escrevendo meus sentimentos, minhas inspirações.

Fico-lhe grata. Vote sempre.





Filipe Alcântara disse...

Por isso eu sou muito descrente da internet. Os espaços de sensibilidade ficam parados e perdidos num esquecimento, hoje tudo que as pessoas querem é baixaria, é vulgaridade. Um blog de poesia não vai pra frente, o autor para, mas se fosse um blog de funk ou alguma baixaria ia continuar, a internet está um lixo isso sim. Cadê a poesia, cadê a sensibilidade, que desgraça isso, EU nao sou mais desse mundo nao

Lídia Valéria disse...

Felipe Alcântara, tão prazeroso o RESPALDO em palavras de pessoa sensível, apreciador de
poesia, de escrita amena que nos traz alguma
informação, inspiração, esperança...
Gosto de escrever e sinto-me HONRADA com suas considerações. Chego a pensar que vivo no mundo em época errada, assim como você, descobrindo-se num mundo sem graça, sem poesia, enaltecendo a vulgaridade, influenciando crianças. Nossos jovens do futuro, sem documento em escrita, músicas, danças, que prove seu conteúdo.
Desde meus sete anos gosto de poesias. Fui incentivada por meu pai em minha educação, que foi severa, daí o resultado dessas inspirações. A disciplina empurra a infância a benefícios futuros. Comigo foi assim.
Fico-lhe grata por deixar-me feliz, muito feliz.

Real Time Web Analytics