Antes mesmo do nascimento, ainda com o filho no ventre, sofrem as mães mais que o necessário.
Mesmo com o coração calmo, a vida latente, esperada com ternura, causa inquietudes, o que faz parte do organismo emocional-carnal. É mais um elo para se unir à humanidade. Cuidará dessa vida e de sua adaptação ao mundo; será o seu Norte.
Antes do nascimento, a mãe já sabe que o progresso saudável da criança não terá sentido se não lhe proporcionar segurança, paz e bem-estar. Sente uma vida dentro de si e começa a sonhar. Devaneia sobre o que poderá fazer para oferecer uma forma melhor de vida a seu filho, mesmo que tenha que mudar a sua. Erradamente pensa que é um ser que será seu, e não, futuramente, para o mundo.
Fácil será ser amiga, fazer companhia, dizer o que o filho deseja ouvir (mesmo que tenha motivos para não poder dizê-lo), promessas... porém, difícil é ser amiga para todas as horas em toda a sua vida, dizer sempre a verdade quando for preciso, com confiança no que diz. Mas mãe faz e diz, não que não possa ver e sentir quando inventa e cria soluções, mas a questão é que seu coração não permite e arquiteta planos para que ele não veja nem sinta o problema. O mundo é feito de regras a serem cumpridas; só a mãe (salvo algumas exceções) sabe, com amor e sabedoria, orientar seu filho como segui-las.
Nem sempre é possível, pois, mesmo tentando ser fada, sua "varinha de condão" às vezes enverga, mas ela não deixa de tentar encontrar a solução. Nasce com o dom de proteção. Para as mães, duas coisas são infinitas: o próprio universo e a felicidade ligada ao futuro de seu filho nesse universo.
Assim fiz e consegui mudar, embora menos do que planejei, não pela força nem por conhecimento, mas sim por vontade de conseguir e vencer. Venci todos os obstáculos e pude ser chamada de "fada". Aprendi que não podia e não posso exigir o amor de meus filhos, mas podia e posso dar boas razões para que me amassem e tivessem confiança, sonho e paciência de que a vida fizesse o resto.
Sonhei muito. Fui perseverante. Esperei. Confiei... A vida deu-me dois filhos, pontos de referência em minha vida, e o orgulho de ter vencido essa batalha. Para chegar à vitória, tive como resposta a vitória de meus filhos e posso dizer: — Venci.
Mantemos uma certa cumplicidade: sadia, adulta, respeitosa, porém, com humor — é uma forma de um resultado mais positivo. São meus filhos, mas não precisam pensar como eu e não preciso pensar como eles. Mesmo assim, temos um relacionamento estruturado no amor, principalmente no amor. São meus confidentes e não quero nunca perder a amizade deles — para mim, o bem mais precioso.
Mantemos uma certa cumplicidade: sadia, adulta, respeitosa, porém, com humor — é uma forma de um resultado mais positivo. São meus filhos, mas não precisam pensar como eu e não preciso pensar como eles. Mesmo assim, temos um relacionamento estruturado no amor, principalmente no amor. São meus confidentes e não quero nunca perder a amizade deles — para mim, o bem mais precioso.
Agradeço ao Senhor do Universo o privilégio de minha filha Estela, Meu Sol, e meu filho Glauco, Meu Porto Seguro, fontes de Luz e segurança em minha vida.
Tenho o meu coração agradecido.
Tenho o meu coração agradecido.
Um pouco de mim, mãe "coruuuuuuuuuuuja"
Egito
Falando de meus filhos, sou como todas as mães: por amar demais... falam, falam, falam...
Você me entende?
França
seus filhos em culpados,
tendo-os criado sem disciplina,
declarando guerra.
Fazem-se vítimas de quem
nada mais precisa além de amor.
Lídia Valéria
12 comentários:
Lídia!Parabeeeeeeeeeeéns!
Ser mãe é amar incondicionalmente, renunciar a todo instante é ser síntese de cada área de conhecimento, orientando e educando o filho (A) para vida. Você que é exemplo de mãe renuncia, lutadora e amabilíssima com sua prole, merece todo carinho,respeito e atenção!Deus te ilumine!
Um grande abraço, de sua amiga
Albani
Amiga,Lídia!
Minha homenagem a você!
Mãe...
ραlανrα ρєqυєŋα,
мαѕ cσм υм ѕίgŋίƒίcαđσ ίŋƒίŋίтσ,
ρσίѕ qυєr đίzєr αмσr, đєđίcαçãσ,
rєŋúŋcία α ѕί ρróρrία, ƒσrçα, ѕαвєđσrία
є ίŋcσŋтáνєίѕ gєѕтσѕ đє αмσr.
ραrαвéŋѕ ρєlσ ѕєυ đία.
Fєlίz đία đαѕ мãєѕ
Amiga
Você, não sabe o quanto faz falta,aqui.Sempre venho busca de seus poemas acalentadores.
Tenha u excelente dia.Abraço
Albani
Correção do comentário acima:
Sempre venho em busca de seus poems acalentadores.
Albani, faltam-me palavras diante de tantas considerações elogiosas.
Emocionada lhe digo:
— Seja abençoada por ter o coração tão aberto para elogiar e passar carinho. No mundo de hoje, difícil esse sentimento de se comunicar; ao contrário, as pessoas se fecham cada vez mais.
Obrigada, obrigada...
Amiga
Quando, encontro em meu caminho pessoas que valorizam o Amor familiar, maternal, filial, não me canso de exaltar meu carinho.
Você, soube conservar isso em seu lar. parabéns!
Um grande abraço
Albani
Se existe uma pessoa que pode comemorar com orgulho o dia das MÃES... é você!
Seu filho,
Glauco
Glaucooooooooooooooo!!!
Fiquei embriagada com seu carinho, respeito, e seu exagerado elogio.
Você me põe sempre para cima, para o alto — é o meu chão...
Mama Lídia Valéria
Olá. Eu estou a procura de um texto para uma festa de família no dia das mãe e encontrei esse seu, que é muito bonito diga-se de passagem. Vou usar no dia. Acho que eu tenho que pedir autorização, mas para um motivo desse não deve ter problema, acho que você não vai se importar com isso, eu quero fazer as pessoas chorarem, olha só. Muito bonito mesmo o blog.
Mariana Mendes, fico feliz que tenha escolhido uma escrita minha para fazer homenagem.
Use, querida leitora, mas não se esqueça de dizer a autoria, combinado? Quando ler o meu nome, 'no início da fala', passará para mim energia positiva, pois meu nome estará sendo pronunciado em uma reunião de família, onde haverá, com certeza, harmonia e paz, assim, entrarei em sintonia com o bem, amor e união. Diga meu nome, por favor.
Que esse dia seja feliz, com muita alegria e harmonia.
Fico-lhe grata pela escolha, pelas palavras elogiosas e por ser honesta, avisando-me que irá usá-lo. Conto com ela ao ler o poema, dizendo a autoria.
Feliz dia das Mães. Aqui em Portugal foi domingo.
Abraço.
Bom dia, eu também encontrei esse blog no Google para o dia das mães e queria parabenizar por tudo isso.
Margarete T, sua presença em meu blog, para mim, um luxo.
Um afago saber que gostou; volte para me visitar mais vezes, lendo outro texto.
Faça-me esse carinho e ficarei feliz.
Grata pelo comentário elogioso.
Postar um comentário