sábado, 3 de outubro de 2009

Vôo para a razão


Desenvolver a capacidade de avaliar e selecionar 'o que podemos' e 'o que devemos fazer' ajuda nosso equilíbrio e nossa maturidade emocional.

Somos aqui na Terra viajantes temporários e devemos exercitar nossa independência, o que não destrói laços do amor verdadeiro, porque muito antes temos latentes laços afetivos de alma. Contudo, ficamos suscetíveis ao mundo e, conseqüentemente, somos atacados, machucados e ofendidos.

Devemos levar em conta a individualidade de cada membro familiar ou de um amigo e respeitá-los sem submissões pelo modo peculiar que encontraram de ser felizes e dirigir a própria vida. Cada um aprende com suas próprias experiências.

Já estive em desarranjos com a família porque gerei capacidade de resolver meus problemas peculiares no avanço de minha vida, enquanto outras pessoas, na mesma fase, inseguras, perfeitamente habilitadas, me encaravam como mimada, soberba e dona da verdade.

Aprendi com a vida a focalizar intensamente a essência das coisas.
Sensibilidade é patrimônio do espírito, e devo ter senso de realidade para penetrar em 'idéias novas', por isso pessoas ligadas a mim não compreendem meus horizontes ilimitados de receber o novo.


Estou sempre pronta para crescer, por isso venci muitos obstáculos, eis a questão.
Pense nisso...


Vôo para a razão

Sentia-me presa em uma redoma... sem ar. Perdida, sozinha, sem prumo, mesmo com a imensidão do mar. Surgiu-me a visão do que havia latente em mim e deixei fluir. Latente estava a minha força, a minha fé, então, aí estava a razão.

Acredito que Ele estava ao meu lado e não me deixava desacreditar em meus sonhos, e alterava tudo o que estava por vir de ruim para mim.

Ouvia tudo o que Ele dizia, aconselhava. Minhas inspirações eram Ele quem me dava. Minhas grandes idéias... O que seria de mim sem sentir o Seu toque... livrando-me de lugares, situações e até de pessoas que trincariam a minha paz? Acho que Ele desaprovava minha teimosia, mas sentia que admirava minha perseverança quando desafiei o mundo, rompendo barreiras, dores e até desilusões.

Velou minha casa e até me carregou no colo, mesmo que alguém desacredite. Quantas foram as desavenças... e Ele me protegeu. Sempre me guiou, e com segurança segui meus sonhos... por isso estou aqui, assim, segura e desprovida de temores, com meus filhos, meus dois amores...

Por quantas vezes Ele me estendeu as mãos, segurou, apertou, e meu coração sentiu-se mais forte com esse acalanto, e não mais embalei-me em prantos. Já culpei pessoas por se apossarem de fatias de minha felicidade, mas agora isso faz parte do meu passado, porque, no avanço de minha idade, Ele fez-me compreender, voltar a sorrir e ver que a vida é o maior espetáculo da Terra. Quem me intimida?

O que é importante não muda... a minha força e convicção não têm idade... e eu não tenho idade, tenho vida. Não viverei de fotografias amareladas... Continuarei, quando todos esperam que eu desista.

Quando assumi a postura de vítima no mundo, Ele fez-me acreditar em minha capacidade e me fez voar, sem desacreditar em mim, fazendo-me usufruir a minha mente, tesouro que tenho a bendizer e conservar...

Assim pude voar...

No refúgio de minhas orações, Ele segura minhas mãos e acredita que tenho o coração agradecido por tudo o que consegui. Estou sempre em sintonia com Deus Criador do Universo, e, de acordo com meus pensamentos, forma de vida, ações, Ele me ilumina, determina sussurrando em meus ouvidos:

— Voe!...

E eu vôo!...


Lídia Valéria


Viver ignorando o significadao dos nossos atos e
impulsos é desvalorizar o nosso processo evolutivo,
passando pela vida sem viver.
Lídia Valéria

10 comentários:

ALBANI disse...

Amiga, escritora!
Poucos compreendem o valor da razão e muito poucos, sabem voar.Ao longo desses anos, tenho aprendido com o exemplo de minha mãe, o respeito ao próximo, do ente querido ao estranho.A razão força poderosa, que nos conduz a um voo consciente, principalmente de nosso atos.
Amiga eu também voo, vencendo a mim mesma, driblando obstáculos com uma fé raciocinada.
Eu, sempre me encontro, no espelho dos seus poemas.
abraço
Albani

Lídia Valéria disse...

Albani, sempre comigo. Uma força amiga, obrigada.
Falou bonito,e interagiu bem com meu texto.

Voe, amiga, voe... consciente. Os obstáculos serão vencidos, as pedras rolarão e você passará...

Se meus poemas refletem o bem, fico feliz que se encontre neles.

Tente escrever poemas. Pense nisso.
Abraço, amiga leitora.

ALBANI disse...

Oi Lidia! Muito obrigada pelo incentivo!Deus te fortaleça e ilumine tua grandiosa jornada!
Então, voemos e sejamos felizes.
Muita paz!
Seu blog é um recanto de inspiração e conforto pra mim!
Abraço

Lídia Valéria disse...

Albani, amiga leitora, quando entra em meu blog, além de considerações elogiosas, traz consigo " um cálice de incentivo"... Bebo e me inspiro.

Você tem doçura.

Abraço agradecido.

ALBANI disse...

Amiga Lidia
Sou fã número 1 da verdade, tenho como meta a sinceridade, então tenha certeza, que você instrui, acalenta e abre espaço para seus leitores se expressarem.
Parabéns
Albani

Anônimo disse...

Oi boa tarde. Eu achei maravilhoso esse blog, eu sinceramente quase chorei com esse texto aqui e com o de antes, o do jardim, mexeu comigo.

Lisa Nunes

Lídia Valéria disse...

Lisa Nunes, maravilhoso é você
visitar o meu blog e deixar um comentário tão acalentador.

Sabe elogiar, o que, para mim, é nobreza de alma. No mundo em que vivemos, é raro elogiar.

Interagiu com meus textos porque escrevo coisas de mim, de nós, da rotina da vida.

Fico-lhe grata, amiga leitora. Abraço.

ALBANI disse...

Lidia, tenha uma ótima noite!

Esperança

Tua palavra amiga e sábia pode ser
a mensagem de alerta aos que iniciam a luta,
o apoio dos que fraquejam na senda
e o consolo dos que padecem,
desde que a luz do amor te vibre no templo da alma.


Emmanuel /Chico Xavier

GLAUCO disse...

Por falar em voo...

Seu blog é um voo na imaginação, na emoção... Um longo e prazeroso voo.

ALBANI disse...

Glauco, feliz de quem aprendeu voar com Lidia, nesses belos poemas.
Albani

Real Time Web Analytics