sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Menina... minha gata... um ser superior

"Enquanto não amarmos um animal, uma parte de nossa alma permanecerá adormecida..."Anatole Franco


Cada vez que vejo um animal, sua ternura me inspira e eu o imagino como o da foto acima, oferecendo-me uma flor.

Incentivada pela figura que recebi (não sei da autoria), dispus-me a escrever sobre nossos amigos e, por que não dizer, os mais verdadeiros.

Minh'alma não é adormecida, e a sua? Como olha para um animal? Olha simplesmente, ou realmente o vê? Sente sua presença como a de um ser humano? Tem prazer em afagá-lo? Conversa com ele? Tem um animal de estimação, porém, ao chegar em casa, dá comida sem sentir sua presença? Apenas o alimenta?

Quem me conhece sabe do amor e respeito que tenho aos animais, isso em comunhão com meus filhos.

Acredito que se conhece a cultura de um país pela forma de tratamento que dão aos animais. Nas viagens que fiz à Europa, pude ver a forma de trato aos animais: cuidados especiais aos abandonados e, em muitos restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, a permissão da entrada deles. Tratar mal ou abandoná-los é condenável. Ah, pudesse eu viver na Europa!

Interesso-me pelos estudos que fazem sobre eles. De acordo com estudos feitos pela Universidade de Minnesota (EUA), ter um gato em casa reduz em 30% os riscos de um infarto. O motivo é que os pequenos felinos minimizam o estresse dos seus proprietários, uma das principais causas dos problemas cardiovasculares. Na faixa etária de 30 aos 75 anos, 4.435 pessoas participaram da pesquisa. Mais da metade dos participantes criava ou já criou gatos. O restante possuía cachorros.

A pesquisa também indica que a convivência com cães é muito benéfica, mas os gatos são mais eficientes no aspecto da redução do estresse. (Fonte: Saúde em Movimento, publicado em 20/03/2008)

Ainda assim, é comum ver pessoas que desdenham gatos e os tratam como baratas. Olham 'sem ver' os animais em situações de abandono e conseguem seguir adiante sem nenhum sentimento. Já presenciei cenas que não gosto de relembrar.

"O QUE OCORRER NA TERRA RECAIRÁ SOBRE OS FILHOS DA TERRA. HÁ UM LIGAÇÃO EM TUDO." Portanto pensemos nisso... Tratemos bem os animais. Eles não falam, mas sentem e sofrem como você.

Eu e meus filhos, quando podemos acolher, o fazemos, e procuramos um destino, um lar harmonioso para o animal. Reconheço que ainda faço pouco, mas tenho contato com pessoas que me causam admiração, tão beneméritas são com animais.

Tenho em minha casa uma amada cadela pastor alemão, mas hoje falo de minha gata de onze anos de idade. Seu nome é Menina. É excepcional, mas não toma remédio. Doce, meiga, educada, linda, carinhosa... Nunca saiu de casa porque não tem noção de direção. Minha casa fica fechada de forma que ela não possa sair. Seu mundo se resume a mim e a meus filhos. Tão amada! Foi encontrada na rua quando era prematura. Nossa dona, nosso tesouro, nossa paz, harmonia com a vida, nossa tranqüilidade, nossa confidente, nossa princesa...

Quando alguém se estressa em minha casa, ou por qualquer sentimento de tristeza ou dor, um comportamento estranho, diferente, ela parece que tem uma missão em nossa vida. Aconchega-se, nos guarda, acalentando nosso corpo e espírito. Enquanto dormimos, acredito que ela absorve toda carga negativa acumulada em nosso corpo. É bom esse convívio que nos ensina a viver melhor. Aprendemos a amar mais com nossa gata. Ela sobeja amor e afagos... e com eles até nos cura, eu creio.

Empresta-nos a casa onde mora e deixa-nos ficar. Viver com ela é um deleite, um acalanto. VIRA-LATA PURA!

Educada por excelência, terna, ciumenta, gulosa, amorosa, limpa, cheirosa... transmite ternura. Creia, os gatos são fiéis, amam seus donos, são amigos e companheiros. Irei para o andar de cima com mais de cem anos, tenho certeza, tão bem ela me faz e à nossa família.

Amo e respeito os animais, sejam eles quais forem...

Em tempos antigos, usavam gatos, que eram idolatrados, para a arte da cura.

Se você é alérgico a gatos, reflita se reprime seus sentimentos. É emocionalmente capaz de amar alguém com profundidade? Poderá surpreender-se.

"Há de chegar o dia em que um crime contra um animal será um crime contra a humanidade". (Li e nunca esqueci. Desconheço o autor.)


Lídia Valéria

No próximo post, minha cadela Jeannie



11 comentários:

The Team disse...

Que bom ver você escrevendo em defesa dos animais! Aliás, aprendi com você a amar animais, certo?

E a gata está bem aqui a meu lado... parece que sabendo que falo dela...

Anônimo disse...

Olá, poetisa. Que bom saber que você também ama os animais. Tenho 3 cães e 1 gata linda. São a minha vida.

Carmen Antonio

Lídia Valéria disse...

Glauco, meu filho, você sabe da importância da gata 'Menina' em nossa vida. Ciumento que somos, a companhia dela é uma disputa.
Agora ela está ao 'meu' lado.

Aprendeu, Glauco, a amar animais... e como sabe amar!

Lídia Valéria disse...

Carmem Antonio, felicíssima por saber que ama animais.
Imagino sua vida com seus amigos verdadeiros e superiores.
Parabenizo-a, amiga.

Você, com certeza, pessoa do bem.
ABRAÇÃO!

Anônimo disse...

Olá Lidia!
Que bom sabe que ama animais!Eu adoro animais.Os animais, trnasmitem carinho e são verdadeiros companheiros.Não suporto ver ninguém matratar os animais.A tua sensibilidade pode ser sentida em tuas palavras.
Bjs na menina!
Um abração, Lidia.
bjs Albani

Anônimo disse...

Amei.

Uma amante dos animais - como eu.

shirley

Lídia Valéria disse...

Albani, 'Menina' recebeu seu beijo. Obrigada!

Você é do bem, tem ternura, não poderia ser diferente com os animais. Maravilha receber você.

Lídia Valéria disse...

Shirley, que prazer receber alguém que ama animais. Deixou-me feliz.
Continue amando...
Abração!

The Team disse...

Vim aqui de novo só para dar outra olhada na danada da gata...
:-)
Adoro essas fotos!
Agora ela está aqui ao lado, dormindo... e RONCANDO... ahahah

The Team disse...

ALBANI, que bom saber que você também gosta de animais!!!
:-)

Anônimo disse...

Olá Glauco!Feliz do ser que aprender a amar todos os seres vivos.Linda a Menina de vocês!
Um abração

Real Time Web Analytics